“Fit to Print”, documentário sobre a crise jornalistica norte- americana, em pós- produção.

Há quem insista, de forma fundamentalista, que “é preciso” acabar com aquilo a que, agora, se chama de “mentalidade” da imprensa e do papel. Em direcção a um suposto futuro exclusivamente digital. Não se vislumbra, aqui e por vezes, onde acaba o desejo de combate geracional e começa a seriedade argumentativa. Nem o que a separa da necessidade de uma sensação de “modernidade” pela “modernidade”. De uma vontade de “sofisticação” contra aquilo que em quatro ou cinco anos – exacto: quatro ou cinco – se tornou popular chamar de “tradicional”. Ou seja: tudo o que não alimente a indústria “digital”. Enquanto existir esta ânsia em se ser “guru”: não sairemos da adolescência. A discussão não ultrapassará a fase da futilidade. Do puro negócio. Não circundaremos aquilo que importa: investigação e jornalismo. Os formatos não são comparáveis. Cada um deles representa, em termos sociais, uma vantagem adicional.

Fit to Print é um documentário que se encontra em pós- produção. Que reflecte acerca dos problemas que os jornais enfrentam nos Estados Unidos da América. As consequências que tal acarreta para a democracia. Aqui fica o sítio: http://fittoprintfilm.com/. Aqui deixo a página do facebook.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: